quinta-feira, 1 de julho de 2010

Por que precisamos usar as tecnologias na escola?
Elida Ramos


O homem vem evoluindo socialmente e utilizando recursos da natureza em benefícios próprio, transformando-as em ferramentas. Elas ajudam a criar conjuntos de conhecimentos, formas e técnicas de fazer as coisas, costumes e hábitos sociais, sistema de comunicação e crenças transmitidas de geração e, geração.
Vivemos em um cenário de constante e aceleradas mudanças provocadas pelos avanços científicos e tecnológicos e por transformações sociais e econômicas. Nesse contexto globalizado, as novas mídias e tecnologias invadem nosso cotidiano, aceleram e apro fundam essas transformações.
Hoje em dia, no entanto, já há bastante concordância sobre o fato de que a informática deva ser incorporada ao processo educacional, visto que as escolas visam preparar o cidadão para a vida.
O mercado de trabalho, que afeta a vida de todos, também vem se transformando continuamente, muitas profissões e postos de trabalhos foram extintos , e novos produtos são criados constantemente, há desemprego em muitos setores e falta de trabalhadores em outros.
Segundo Hugo Assumann, não basta educar a massa trabalhadora para alimentar a máquina produtiva, é preciso educar para provocar indignação frente à aceitação conformista da relação tecnológica x exclusão.
È preciso formar cidadãos aptos a construir uma sociedade solidária, principalmente quando se considera que uma saciedade sensivelmente reconstruída, cada geração precisa aprender a dar volta à solidariedade.
As novas tecnologias ampliam essas capacidades de modo extraordinário, e, por isso a dimensão das mudanças que elas estão produzidas vem gerando profundas crises e desequilíbrios. O mercado de trabalho exige profissionais aptos a usarem as tecnologias.
É importante também considerar que a escola é um lugar especialmente adequado para a promoção da inclusão digital, uma vez que a grande maioria dos jovens e frequenta num tempo em que estão bastante abertos ao aprendizado. Além disso, o uso coletivo que ali se pode dar aos computadores torna a inclusão digital a partir das escolas um investimento socialmente relevante.
Suponhamos, então, que, como nação, tenhamos realizado um grande esforço e investimento e tenhamos chegado a promover a alfabetização tecnológica para todos.

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